Doutor Luiz Alberti

procedimentos endoscópicos

Exame que permite identificar problemas relacionados ao aparelho digestivo. Por meio de um tubo flexível, o médico consegue colher imagens com precisão e analisar a saúde do estômago, esôfago e outros órgãos dessa região. A endoscopia é o principal procedimento responsável pela identificação de doenças como refluxo, gastrite, úlceras, câncer em estado inicial ou avançada e outras.

Dentro da categoria de procedimentos endoscópicos, a Colonoscopia é o procedimento responsável pela identificação de câncer no intestino, seja em nível inicial ou avançado. Este é o primeiro passo para evitar sintomas mais graves em casos suspeitos da doença.

Também conhecido como Ecoendoscopia, o Ultrassom Endoscópico é o exame que auxilia no tratamento de doenças do trato gastrointestinal e órgãos próximos. Com esse tipo de ultrassom, é possível obter imagens em alta resolução dessa área para identificar qualquer detalhe fora do comum e obter o melhor tratamento necessário.

Procedimento endoscópicos na via biliar CPER (Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada ).

É um procedimento que pode ser feito para examinar o fígado, vesícula biliar, vias biliares e o pâncreas. O fígado é um órgão que, entre outras coisas, produz um líquido chamado bile que auxilia a digestão. O tratamento pode ser  utilizado para o tratamento de pedras ou bloqueios nos canais biliares.

Esta é uma pílula que o paciente ingere com uma microcâmera acoplada. Dessa maneira, é possível registrar todo o tubo digestivo e identificar qualquer anormalidade nessa área. Geralmente, este exame é realizado quando o paciente possui algum tipo de sangramento não identificado, inflamações, entre outras.

Caso qualquer doença seja identificada nos exames, oferecemos uma equipe especializada para identificar os melhor tratamento em cada caso e tratar tais anormalidades com todos os equipamentos e segurança necessárias.

A endoscopia digestiva alta é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado). Ela é feita usando um tubo flexível (endoscópio) que tem na ponta um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo como uma câmara.

A redução do estômago por endoscopia é uma  técnica no combate à obesidade, que realiza a redução da capacidade do estômago  e de suas paredes internas. O procedimento não chega a ser uma cirurgia, e nele o endoscopista usa um aparelho específico para costurar as paredes do estômago, aproximando-as e deixando a região menor.

A enteroscopia com balão é uma técnica endoscópica que permite avaliar todo o intestino delgado. No qual é inacessível pela endoscopia digestiva alta e à colonoscopia. Ele possibilita o diagnóstico de múltiplas patologias do intestino delgado, permite a realização de várias intervenções terapêuticas.

Nos mesmos moldes da endoscopia tradicional, a endoscopia pediátrica é um ramo em que se estuda e analisa o sistema digestivo das crianças. Com a execução de tratamentos pensadas para cada faixa-etária, este é um exame fundamental para preservar a saúde e bem-estar dos pequenos.

Plasma de argônio é uma técnica endoscópica aplicada para várias situações na endoscopia digestiva. Hemostasia, dissecção de tumores que obstruem qualquer órgão. Ele é usado na cirurgia bariátrica, para buscar o efeito restritivo da cirurgia e evitar o reganho de peso do paciente usado.O procedimento é bastante seguro, rápido, com baixo índice de complicações.
A endoscopia digestiva é muito segura e as  complicações são raras. Mas pacientes submetidos a cirurgias bariátricas podem apresentar algumas complicações no pós-operatório. Caso o ocorrido deve se entrar em contato com o medico para que o tratamento adequado possa ser feito.